quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto


PROJETO    












"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."                 (Nelson Mandela)



LUCIVETE SILVA

·         PÚBLICO ALVO
Educandos das turmas de 5° ano da E.M.E.F. José Dionísio de Sousa no ano de 2011.
·         DIAGNÓSTICO
A E.M.E.F. José Dionísio de Sousa,localizada na sede do município de Jijoca de Jericoacoara,conta com quatro turmas de 5° ano,distribuídas duas a duas nos turnos manhã e tarde.                                                                                                                                            Analisando a necessidade em estabelecer relações de forma crítica,lógica e mais concreta entre o Português e a Matemática,facilitando assim a compreensão destas disciplinas, levando os educandos a uma abstração e internalização das competências e habilidades que devem ser adquiridas,foi resolvido então, criar um projeto onde os textos de Português servirão como base para estudo de conteúdos matemáticos mesclado ao estudo da língua e vice-versa num laço que não se desfaz.
·         JUSTIFICATIVA
O Português e a Matemática são duas disciplinas que não permitem distanciamento uma da outra e interligadas as demais disciplinas das áreas do conhecimento. Baseado nesse pressuposto, o projeto a ser desenvolvido construirá uma visão mais clara do laço entre as disciplinas destacadas.                                                                                                                   Sabe-se que o domínio da leitura, escrita e compreensão faz do aluno conhecedor e construtor do conhecimento como já dizia o mestre Paulo Freire.Dessa forma o referido projeto é mais uma tentativa de aproximar os educandos da linguagem e dos conteúdos matemáticos apropriados através da interpretação ligada ao Português e a partir daí abstrair novos conhecimentos.
·         PROBLEMATIZAÇÃO
No decorrer da aplicação do projeto, será possível trabalhar os pontos mais frágeis apresentados pela clientela e baseando-se nas fragilidades encontrar respostas para as seguintes perguntas:
ü  O que na realidade é Matemática?
ü  O que podemos classificar como Português?
ü  Qual é a relação existente entre o Português e a Matemática?
ü  Como identificar a Matemática dentro de um texto de Português?
ü  Quais são os benefícios do estudo sistemático do Português? E da Matemática usando os termos específicos dessa disciplina?
ü  Como elaborar questões voltadas à Matemática dentro de um texto de Português e vice-versa?

·         OBJETIVO GERAL
Desenvolver habilidades referentes à comparação e relação entre as disciplinas de Português e Matemática como ponto de partida para uma abstração mais clara do conhecimento, ampliando assim,a aprendizagem.

·         OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Criar o próprio conceito de Português e Matemática valorando os estudos teóricos.
ü  Estabelecer relação entre o Português e a Matemática,utilizando diferentes textos na construção de novos conhecimentos.
ü  Comparar as linguagens textuais presentes nas duas disciplinas em questão.
ü  Apropriar-se da linguagem matemática partindo da interpretação.
ü  Elaborar questões matemáticas tendo como referência um texto.
ü  Observar e analisar situações matemáticas de forma crítica, reconhecendo a ligação entre as demais áreas do conhecimento.
ü  Construir painéis com textos matemáticos.

·         ÁREAS TEMÁTICAS
Todas as áreas, com destaque para as disciplinas de Português e Matemática.
·         ESTRATÉGIAS

ü  Leituras na rádio (motivação).
ü  Leituras individuais e, ou coletivas.
ü  Discussões em grupos.
ü  Exposição de análises textuais.
ü  Realização de atividades escritas.
ü  Atividade de casa personalizada.
ü  Correção com discussão das atividades realizadas.
ü  Trabalhos de pesquisas individuais e em grupo.
ü  Caixa do envelope surpresa (uma caixa guardará x envelopes de acordo com o número de educandos de cada turma e a cada dia um aluno escolherá um envelope com uma questão que será corrigida na aula seguinte como extra motivacional para os demais colegas estabelecendo a relação Português x Matemática na questão abordada.

·         TEMPO DE EXECUÇÃO DO PROJETO
Um mês.

·         AVALIAÇÃO
A avaliação será processual,contínua e somativa partindo-se do ponto de fragilidade dos educandos, pois em toda a extensão do projeto ela servirá como suporte de acréscimo ou reformulação aliando-se a realização da aprendizagem.

·         COLABORADORES
Ivan Luiz, Ayrton Markos, Hanaele...

·         BIBLIOGRAFIA
CARPANEDA,Isabela e BRAGANÇA Angiolina.Porta aberta:língua portuguesa.São Paulo:FTD,2005. CARPANEDA,Isabela e BRAGANÇA Angiolina.Bem-ti-li:língua portuguesa. São Paulo:FTD,2000.      CEREJA,William Roberto e MAGALHÃES,Thereza Cochar.Português:linguagens.São Paulo:Atual,2004.  CÓCCO,Maria Fernandes e HAILER,Marco Antonio.Alp,4:análise,linguagem e pensamento:um trabalho de linguagem numa proposta socioconstrutivista.São Paulo:FTD,1995.                                              BURANELLO,Cristiane.Língua portuguesa,5°ano.São Paulo:Escala Educacional,2008.                                   MORI,Iracema e MORI,Dulce Satico Onaga.Matemática:idéias e desafios.São Paulo:Saraiva,2002.  LEZZI,Gelson,DOLCE,Osvaldo e MACHADO,Antonio.Matemática e Realidade. São Paulo:Atual,2005.                           OBRA COLETIVA,Projeto Araribá:ciências. São Paulo:Moderna,2006. http://marostegan.blogspot.com/2009/05/texto-com-numeros.html     http://guiadodesocupado.hpg.ig.com.br/cur_numer.htm                                  http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/complete-texto-numeros-500477.shtml              http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AkWaHg8lwx_9h5tNVXfi_9sS7Qt.;_ylv=3?qid=20110725134803AAFaLwv                                                                             http://www.mundovestibular.com.br/articles/2587/1/Interpretacao-de-Texto---Exercicios-de-Portugues/Paacutegina1.html      http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080625151808AAe9Fh4               
















Atividades de casa:

As atividades a seguir servirão de suporte para o estudo de casa dos educandos e a escolha das atividades fica a critério do (a) professor (a).




Beija-flor
O beija-flor é um dos menores pássaros do mundo; chega a medir apenas 5,5cm de comprimento.                                                                                                                                   O beija-flor é fino, cilíndrico e pontiagudo,próprio para ser introduzido na corola das flores.A plumagem do beija-flor é de grande beleza por seus reflexos metálicos.O beija-flor faz seu ninho em forma de taças,de construções delicadas e artística.O beija-flor põe dois ovos minúsculos,arredondados,de cor branca.O beija-flor se alimenta de nécta das flores e insetos.O beija flor é típico:bate as asas com velocidade extraordinária que pode atingir 70 batidas por segundos;pode manter-se suspenso diante de uma flor,produzindo um som semelhante ao de um zumbido. (anexo a “Estadinho”,30/08/1997).
01)Qual é a principal informação desse texto?
02)Qual é a principal característica do beija-flor exposta no texto?
03)Plumagem é uma palavra primitiva ou derivada?Justifique-se.
04)O que o autor quis dizer com “velocidade extraordinária”?
05)Que outro ser produz o mesmo som do beija-flor quando ele está suspenso diante de uma flor? Dê algumas características desse ser.
06) Quantas vezes o autor repete o nome de “beija-flor”?Porque você acha que ele fez tantas repetições?
07)O beija-flor pode ser chamado de artista.Use o texto e explique o porquê.
08)Sobre esse texto podemos dizer que:                                                                                         (A) é informativo e descritivo.                        (B) é descritivo e humorístico.                                                                                                                                                 (C) é poético e informativo.                            (D) é humorístico e poético.
09)No texto diz que as penas do beija-flor são bonitas.Use o argumento do texto para justificar essa afirmação.
1O)Se ao invés do centímetro tivesse sido usado o metro,qual seria a medida exata do beija-flor?
11) Quais são as palavras ou termos matemáticos utilizados nas linhas 3,5 e 6?
12)Qual sólido geométrico podemos comparar aos ovos do beija-flor?
13)Quantas batidas de asas um beija-flor pode dar se ele tiver suspenso de frente uma flor  por: 
  a)meio minuto.                    b)três minutos.                 c)10 minutos.
14)Uma galinha chega a medir até 45 cm de comprimento.Quantos metros uma galinha tem a mais que um beija-flor se levarmos em consideração essa informação dada?
15)Quantos ovos 12 pássaros desses do texto conseguem juntar?

PAPA-MOSCAS
O papa-moscas é um pássaro de definhantes matas, florestas, pomares, jardins e parques.Ele passa o inverno em regiões das matas do sul do Saara,vai até o noroeste da Índia,chega à Europa em abril e fica até o meado de junho.Come quase exclusivamente insetos,ainda que coma bagas no outono.Ele sai dos postes,fios e galhos,girando acrobaticamente em busca de suas presas.Nos meses de verão,esta espécie está largamente distribuída no leste da Rússia,norte da Mongólia e sul do Mediterrâneo.                                                                     (Fantástico universo__aves.São Paulo,Edições Siciliano,1981).
                                                                                                                                                            01)Na sua opinião,por que o nome do pássaro é Papa-moscas?
                                                                                                                                                              02)Onde vive o papa-moscas?
                                                                                                                                                           03)Será que esse pássaro se adaptaria bem a uma gaiola,por maior que ela fosse?Dê sua resposta de acordo com as informações do texto.
                                                                                                                                                            04)Em cinco anos,quantas vezes esse pássaro vai está na Europa?
                                                                                                                                                       05)Quais são as estações do ano que estão presentes nesse texto?
                                                                                                                                                             06)O que o autor quis dizer com:come quase exclusivamente insetos...?
                                                                                                                                                        07)Qual é o lugar mais quente citado no texto?
                                                                                                                                                   08)Quantos anos fazem que esse texto foi escrito?
                                                                                                                                                        09)Quantos dias aproximadamente o papa-moscas fica na Europa?                                            (A) 90 dias.              (B) 80 dias.               (C) 70 dias.                  (D) 60 dias.
                                                                                                                                                       10)Imagine as acrobacias feitas pelo papa-moscas e descreva-as.
                                                                                                                                                           11)Se por dia o papa-moscas come 22 insetos,quantos insetos ele poderá comer em meia semana?
                                                                                                                                                               12)Qual é o continente citado no texto?

O NASCIMENTO DO BRASIL
Terça-feira das oitavas de Páscoa, que foram vinte e um dias de abril, topamos alguns sinais de terra, estando distantes da dita ilha, segundo diziam os pilotos, obra de 660 ou 670 léguas... E quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves que chamam fura-buxos. Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra!”
Essa é, em resumo, a história da descoberta do Brasil, contada por Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada de Cabral, na famosa carta que enviou ao rei de Portugal, D. Manuel, dando conta de todos aqueles acontecimentos.                                                                                                       As nações nascem como as pessoas. Mas é difícil encontrar uma sequer, entre as que existem há séculos, com sua certidão de nascimento. A do Brasil é essa verdadeira reportagem remetida pelos descobridores portugueses, a respeito da nova terra__ a mais completa das cinco que existem sobre o fato acontecido naquela remota manhã de abril de 1500.                                                       Os fatos e as coisas são contados na carta com muita simplicidade e segurança. Sente-se a nova terra, a nova gente, em seu panorama primitivo, sem retoques de literatura. A terra, dizia Caminha, era “muito chã e formosa”; e a gente__ confiava__ era sem dúvida “o melhor fruto que da terra se pode tirar”.                                                                                                        Papagaios,cocares de penas coloridas,danças primitivas à margem de rios e lagoas de águas limpas,homens “pardos,nus,sem coisa alguma que lhes cobrissem suas vergonhas”,”moças,bem novas e bem gentis, com cabelos mui pretos e compridos pelas costas”__ tudo desfilava ante o rei venturoso,trazido pela pena de pato do escrivão da armada.                                                       Com boa certidão de idade__ embora sem firma reconhecida__ a carta de Pero Vaz fixou definitivamente a data do contato da História com o Brasil,ou,se preferirem,da entrada do Brasil na História.                                                                                                                                      (In Novo Conhecer__ Brasil.São Paulo,Abril Cultural,1997).
01)Por que Pero Vaz de caminha escreveu essa carta?
02)Por que o texto diz que a carta é certidão de nascimento do Brasil?
03)Quantos anos faz que esse documento foi escrito?
04) Légua quilométrica = 4.000 m. Légua marítima = cerca de 5.556 m. Há quantos metros aproximadamente das terras brasileiras estavam os tripulantes portugueses quando avistaram sinais de terra?
05)Defina com suas palavras o significado de certidão de nascimento.
*Homens “pardos,nus,sem coisa alguma que lhes cobrissem suas vergonhas
06) A quem se refere a palavra sublinhada? E o termo em negrito,o que ele significa?
07) E quarta-feira seguinte, pela manhã, topamos aves que chamam fura-buxos.Que outra palavra pode substituir a palavra destacada dessa frase?
08)Qual  foi a parte do texto que mais lhe chamou atenção? Por quê?
A LUA NO BOLSO
Exatamente as 23 horas,56 minutos e 31 segundos (hora de Brasília), o comandante Neil Armstrong tocou o solo da Lua,descendo pela cabine do Módulo Lunar,6h e 38 min depois de ter pousado na superfície do satélite natural da Terra.”A porta está se abrindo”__disse  Armstrong às23h e 39 min.Um minuto depois,o astronauta vislumbrava diretamente a superfície da Lua.                                                                                                    Lentamente,com movimentos extremamente seguros,começou a descer a escadinha do módulo,pisando sempre com o pé esquerdo.Quando alcançou o segundo degrau,a televisão começou a transmitir diretamente da Lua para a Terra,focalizando perfeitamente o astronauta.Já sobre o solo lunar, Armstrong afastou-se do módulo e começou a executar suas primeiras tarefas,tornando realidade um sonho milenar do homem. (Folha de S.Paulo,21/07/1969).
01)Que horas marcava em Brasília quando o Módulo Lunar pousou na superfície da Lua?

02)Quanto tempo faltava para fechar as 24horas do dia,quando Armstrong tocou  o solo da Lua?

03)Quanto tempo faz que esse acontecimento foi divulgado?

04)O que você observou sobre todos os horários citados no texto?

05)O título do texto nos dá uma ideia :                                                                                            (A)De superioridade do homem.                          (B) De que a lua é pequena.                                 (C)De que o homem é maior que a Lua.              (D)De que o bolso que carrega a Lua é grande.
06) “A porta está se abrindo”...Explique o porquê do uso das aspas nessa frase do texto.

07)Módulo Lunar no texto pode ser substituído adequadamente por:                                            (A) metrô espacial.                                 (B) ônibus espacial.                                                              (C)trem espacial.                                     (D)motocicleta espacial.
08)Um minuto depois,o astronauta vislumbrava diretamente a superfície da Lua. A quem se refere o termo destacado?

09)Observe a data de divulgação,um dia após o acontecimento histórico e diga,quantos anos depois do descobrimento do Brasil esse fato aconteceu?

Leia os textos:
v  O homem passou em frente ao hospital dos malucos e ouviu lá dentro os loucos gritando:                     __ cinqüenta e um... cinqüenta e um...cinqüenta e um...                                                                     Ele ficou curioso de saber o que estava acontecendo.Aí,viu que tinha um buraquinho no muro do pátio e foi lá espiar.Quando ele botou o olho no buraco,levou uma dedada no olho,e os malucos começaram a gritar:                                                                                                                     __cinquenta e dois... cinquenta e dois... cinquenta e dois...                                                              (Ziraldo.O livro do riso do Menino Maluquinho.3.ed.São Paulo:Melhoramentos,2000.)

v  Na aula de matemática a professora pergunta ao Chiquinho:                                         __Chiquinho! Vamos imaginar que você tem um real no bolso e pede ao seu pai mais um real. Com quantos reais você vai ficar?                                                                                                      __ Zero real professora! Responde o Chiquinho.                                                                             __ Zero real?! Francamente Chiquinho!... Você não sabe nada de matemática.                     __Então estamos iguais. A senhora também não sabe nada sobre meu pai.                                (Edilson Rodrigues Silva.)                                                                                                                                         

01)A que gênero textual os dois textos pertencem?
02)Que melhor moral podemos dar ao primeiro texto?                                                                        (A) a curiosidade está na ponta do dedo.           (B) a curiosidade é o que nos informa.                 (C)a curiosidade pode fazer você ficar sem ver.       (D) a curiosidade faz enxergar tudo.
03)O que na realidade os loucos estavam contando?
04)Pela resposta que o Chiquinho deu a professora,podemos entender que:                            (A) o pai do menino é um “mão aberta”.     (B) o pai do menino tem pouco dinheiro.                       (C) o pai do menino tem muito dinheiro      (D) o pai do menino é um ”mão de vaca”.
O5) “__Então estamos iguais”. Qual é o termo matemático usado nessa frase? Use suas palavras e dê um significado para ele?
06) Que conteúdo principal estava sendo abordado na aula  de matemática?
07)Sem dá humor ao  segundo texto,qual deveria ser a resposta de Chiquinho?
08) O que matematicamente os dois textos tem em comum?
09)Qual é o significado do uso do travessão nos dois textos?
10) Qual é o significado dessa expressão: botou o olho no buraco,no primeiro texto?
11)Imagine que o número de loucos no primeiro texto é igual a soma dos números que nele aparecem.Dessa forma qual seria o número de loucos daquele hospital?
12)O número dado à sua resposta anterior tem quantas classes e quantas ordens?

CHEQUE
 [...]
– O cheque teria sido inventado na Idade Média, quando os senhores feudais depositavam seu ouro nas oficinas dos ourives, único lugar considerado seguro na época.                                        Sobre a origem do nome cheque:por um lado, os ingleses pensam que a palavra cheque teve origem na palavra francesa echequier, que quer dizer “tabuleiro de xadrez”. Isso por que, segundo os ingleses, as mesas utilizadas nos bancos eram como um tabuleiro de xadrez.Em contrapartida, os franceses sustentam a
ideia que a palavra cheque tem origem no inglês to check, que significa “conferir, verificar”. O que se sabe de fato, é que por volta de 1500, em Amsterdã, Holanda, já era costume depositar o dinheiro em cashiers (caixas), por motivo de segurança. Esses cashiers, após algum tempo, passaram a realizar operações como depósitos e cancelamento de débitos apenas com ordens escritas (cheques) de seus clientes.[...]Em 1605, o banco da Inglaterra passou a emitir blocos em branco a seus clientes, de acordo com o quanto guardavam em ouro no estabelecimento e podiam ser preenchidos pelo cliente com o valor da retirada que desejavam fazer, eram muito parecidos com os talões de cheque que conhecemos atualmente, inclusive com um canhoto, onde os clientes faziam suas anotações.                                                                       As primeiras Leis que atuaram sobre o cheque foram criadas em 1865, na França. Embora tenha sido na Inglaterra a expansão mais rápida da utilização dos cheques, a legislação só foi criada em 1882.No Brasil, o cheque, ainda com o nome de cautela, surgiu em 1845, quando foi fundado o banco Comercial da Bahia. Em 1893, a palavra cheque foi citada pela primeira vez em uma Lei brasileira. (Thais Pacievitch)

01)Quantos anos fazem que a Inglaterra começou a emitir blocos em brancos  muito parecidos com os talões de cheque que conhecemos atualmente?

02)Quantos anos se passaram desde que as primeiras Leis que atuaram sobre o cheque foram criadas na França?

03) No Brasil, o cheque, ainda com o nome de cautela, surgiu em 1845, quando foi fundado o banco Comercial da Bahia.Quantos anos decorrem desse fato até hoje?

04)Segundo o texto,onde os senhores feudais depositavam seu ouro?Explique o porquê.

05)Quais são os dois países que se defendem como fonte originária da palavra cheque?

07) O que se sabe de fato, é que por volta de 1500, já era costume depositar o dinheiro em cashiers (caixas), por motivo de segurança.Em qual país acontecia esse fato nessa data?

08) Sobre a origem do nome cheque:por um lado, os ingleses pensam que a palavra cheque teve origem na palavra francesa echequier, que quer dizer “tabuleiro de xadrez”,isso por que segundo os ingleses, as mesas utilizadas nos bancos eram como um tabuleiro de xadrez.Em contrapartida, os franceses sustentam a ideia que a palavra cheque tem origem no inglês to check, que significa “conferir, verificar”.Na sua opinião qual das duas versões é a mais correta?Justifique-se.

09)De quem é a autoria desse texto?

10)Qual é o assunto principal do texto?                                                                                (A)cheque é dinheiro.                        (B) como preencher um cheque.                                                (C) principais países que usam cheques.          (D) origem do cheque. 
  
TIPOS DE CHEQUES

Nominal - A partir de R$ 100,00, o emitente é obrigado a indicar o nome do beneficiário (pessoa ou empresa a quem está efetuando o pagamento).
O cheque nominal só poderá ser pago pelo banco mediante identificação do beneficiário ou de pessoa por ele indicada no verso do cheque (endosso), ou ainda através do sistema de compensação, caso seja depositado.
Cruzado - Tanto o cheque ao portador quanto o nominal podem ser cruzados, com a colocação de dois traços paralelos, em sentido diagonal, na frente do documento. Nesse caso, só será pago através de depósito em conta corrente.
Administrativo - é o cheque emitido pelo próprio banco. Pode ser comprado pelo cliente em qualquer agência bancária. O banco o emite em nome de quem o cliente efetuará o pagamento.
Especial - Assim denominado porque o banco concedeu ao titular da conta um limite de crédito, para saque quando não dispuser de fundos. O cheque especial é concedido ao cliente mediante contrato firmado previamente.
 http://www.febraban.org.br/Arquivo/Servi…

01)Quem usou esse cheque para fazer pagamento?
02)A quem esse cheque foi entregue?
03)De quantos reais é o valor desse cheque?
04)Quantos anos fazem que esse cheque foi emitido?
05)Em qual cidade esse cheque foi emitido?
06)Qual é o banco responsável por esse cheque?
07)Meu pai emitiu um cheque com o triplo do valor desse da imagem.De quanto foi o cheque que meu pai passou?
08)Quais são os tipos de cheque citados no texto?Faça um breve comentário sobre cada um deles.
Salada de frango
Porque essa receita é saudável: remove pele do frango antes de cozinhar para diminuir a quantidade de gordura.

Ingredientes:
800 gramas de frango sem pele em cubos
1/4 de copo de aipo fatiado
1 colher de sopa de suco de limão
1/2 colher de chá de cebola em pó
1/8 colher de chá de de sal
3 colheres de sopa de maionese light
                       
Modo de preparo:
Coza o frango no forno, corte em cubos e o refrigere. Numa tigela grande combine o resto dos ingredientes, adicione
os cubos de frango e misture.

Quantidade: faz 5 porções de 225 gramas cada.
Cada porção provê em torno de: 183 calorias, 7 gramas de gordura total, 2 gramas de gordura saturada, 78mg de colesterol, 201 mg de sódio, 27 gramas de proteína, 1 grama de c
arboidratos, 240 mg de potássio. 
01)Qual é o assunto principal destacado no quadro ao lado?
02)Qual é a dica de saúde dada na receita?
03)Mary comprou um quilo  e meio de frango para fazer essa receita.Quantas gramas do frango vão sobrar?
04)Se uma pessoa gulosa comer todas as cinco porções,quantas calorias ela vai ter?
05)Que fração corresponde a oitocentas gramas de um quilo?
06)Que sólido geométrico foi citado na receita?
07)Quantas gramas rendem as cinco porções?
08) Coza o frango no forno, corte em cubos e o refrigere. Numa tigela grande combine o resto dos ingredientes, adicione os cubos de frango e misture.As palavras em negrito dão uma idéia de:                                                                                                                                            (A) pedido.          (B) desejo.         (C) chamado.          (D) ordem.
09)Qual é o ingrediente principal dessa receita?
10) Que outra palavra pode substituir provê no contexto dessa frase? Cada porção provê em torno de...

CARDÁPIO
01)O que é um cardápio?
02)Que tipos de refeição são apresentadas nesse cardápio?
03)Quantas são as opções de lanche noturno?Qual delas leva mais ingredientes?
* café da manhã =10 reais.             * almoço =25 reais.                        * lanche da tarde =8 reais                            * O jantar =20 reais.                         * Cada lanche noturno =5reais.
04)Quanto vai pagar uma pessoa se comer todas as opções do cardápio?
05)Qual é a diferença de pagamento entre quem vai comer todas e as opções e quem apenas almoçar e jantar por esse cardápio?
O6)Juliano viu um outro cardápio idêntico a esse só que com todos os preços pela metade.Ela tomou café,almoçou e jantou pelo cardápio mais barato.Quanto ela pagou?
07)Quais são as bebidas servidas no almoço e no jantar desse cardápio?
Você já ouviu falar de Robinson Crusoé?Ele é a personagem principal de um livro que tem esse mesmo nome,de autoria do escritor inglês Daniel Defoe.Para escrever as aventuras de Robinson Crusoé,um náufrago perdido numa ilha deserta,o autor inspirou-se na aventura real de um escocês chamado Alexander Selkirk,à qual acrescentou elementos tirados de sua própria imaginação e também de relatos de vários náufragos.                                                                                Alexander Selkirk (1676-1721) tinha um temperamento agressivo e,por causa de uma confusão que se meteu quando tinha 19 anos,precisou fugir para o mar.                                                                                          Mais tarde passou a fazer parte da tripulação de um corsário (navio que tem autorização de um governo para atacar embarcações de outros países).Ao chegar à costa ocidental da América do Sul. Selkirk se desentendeu com o comandante e quis ficar numa das ilhas do arquipélago de  Juan Fernández.Logo se arrependeu da decisão,mas o comandante não aceitou suas desculpas e o abandonou na praia deserta.Meses depois Selkirk foi resgatado por outro navio. (Português:linguagens,4ªsérie,William Cereja e Thereza Cochar,S.P: Atual,2004)


01)Para escrever as aventuras de Robinson Crusoé,um náufrago perdido numa ilha deserta...Qual é o significado da palavra destacada?
02)Quantos anos viveu Alexander Selkirk?
03)Quantos anos fazem que Alexander Selkirk faleceu?
04)Diga quantos anos se pasaram desde o nascimento de Alexander Selkirk até hoje.
05)Em que ano Alexander Selkirk teve que fugir para o mar?
06)Segundo o texto,onde nasceu Alexander Selkirk?
07)Que palavra do texto tem o mesmo sentido de pirata?
08)Diga a quem se refere os pronomes sublinhados em cada frase?
a)... inspirou-se na aventura real de um escocês...                                                                          b) Ele é a personagem principal de um livro que tem esse mesmo nome...                                     c)...por causa de uma confusão que se meteu...
09)Se o descobrimento do Brasil foi em 1500,quantos anos se voltaram a partir daí até o nascimento de Alexander Selkirk?
10)As aventuras de Robinson Crusoé podem ser classificadas como reais ou fictícia?Justifique sua resposta.



AS PIRÂMIDES DO EGITO
Além do alto nível de conhecimento matemático,os egípcios também tiveram grande desenvolvimento no ramo da arquitetura.                                                                                             Uma das maiores demonstrações desse desenvolvimento são as Pirâmides do Egito,que foram construídas há aproximadamente 4500 anos.Elas eram utilizadas para sepultar reis,chamados faraós,junto com seus bens.                                                                                                           As pirâmides egípcias conhecidas são a de Queópes, com146 metros de altura,a de Quéfren,com 143 metros e a de Miquerinos com 65 metros. (Márcia Santos Polinski)
01)A arquitetura,segundo o texto, esta ligada a:                                                                                                (A)construções.                   (B)medicina.               (C)educação.              (D)ciência.
02) Elas eram utilizadas para sepultar reis,chamados faraós,junto com seus bens.                             a) A quem o pronome em negrito se refere?                                                                                               b)Qual é o significado da palavra sublinhada?
03)Quais são as três pirâmides egípcias mais conhecidas?

04)Entre as três pirâmides qual delas é maior que a menor e menor que a maior?

06)Em que ano aproximadamente foram construídas as Pirâmides do Egito?

07)Esboce o desenho de uma das pirâmides estudadas,lembrando que todas elas são de base quadrada.

08)Quantos metros a Pirâmide de Queópes tem a mais que a Pirâmide de Miquerinos?

09) A Pirâmide de Miquerinos tem quantos centímetros a menos que a Pirâmide de Quéfren?

10)Qual é o assunto principal do texto?                                                                                               (A) arquitetura e matemática.                                  (B)matemática e as pirâmides.                                         (C) a arquitetura nas pirâmides do Egito.                (D) as pirâmides egípcias conhecidas.



DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Em 8 de março de 1857, 1296 operárias de uma fábrica têxtil em Nova York entraram em greve. Reivindicavam salário igual ao dos homens e a redução da jornada de trabalho,em 16 para 10 horas diárias. Os patrões trancaram as operárias e incendiaram a fábrica. Todas as grevistas morreram queimadas. Em 1910, numa conferência de mulheres comemorar o 8 de março como o “Dia Internacional da Mulher”.                                                                                                     Operárias em greve já não são queimadas e a mulher conquista,às vezes lentamente,parte dos direitos pelos quais luta há mais de um século.No Brasil,o direito ao voto só foi reconhecido na Constituição de1934.
                                 O que se pretende com a realização deste dia?                                  Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa,perceber o seu papel na sociedade,contestar e rever preconceitos e limitações  que vem sendo impostos à mulher.

01)Há quantos anos esse trágico fato aconteceu?
02)O que as operárias pretendiam com a greve?
03)Do assassinato até a criação do dia internacional da mulher se passaram quantos meses?
04)O objetivo principal da criação do dia internacional da mulher segundo o texto  é:                         (A) chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher.                                                                (B)  levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa.                                                                      (C) contestar e rever preconceitos e limitações que vem sendo impostos à mulher.                            (D) todas as alternativas estão corretas.
05)Uma fábrica em Fortaleza tem o mesmo número de operárias citadas no texto e distribuídas em  nove setores.Quantas funcionárias tem em cada setor dessa fábrica?

06) Juvenal nasceu no dia da criação do dia internacional da mulher.Quantos anos ele tinha na data em que a mulher conquistou o direito de votar?
07)Você é o dono da justiça,que penalidade você dar para os donos da fábrica que queimaram as operárias?

08)As operárias trabalhavam numa fábrica de:                                                                                       (A) bebidas.                 (B) alimentos.                   (C) tecidos.               (D) remédios.
10)As operárias queriam quantas horas exatamente de redução do trabalho?
12)Qual é a maior conquista feminina política de todos os tempos no Brasil?
Texto com números
Um texto legal misturando letras e números. Veja como nossa mente assimila isso rápido e você conosegue ler o texto perfeitamente!!!

3M UM D14 D3 V3R40, 3574V4 N4 PR414, 0853RV4ND0 DU45 CR14NC45 8R1NC4ND0 N4 4R314. 3L45 7R484LH4V4M MU170 C0N57RU1ND0 UM C4573L0 D3 4R314, C0M 70RR35, P4554R3L45 3 P4554G3NS 1N73RN45. QU4ND0 3575V4M QU453 4C484ND0, V310 UM4 0ND4 3 D357RU1U 7UD0, R3DU21ND0 0 C4573L0 4 UM M0N73 D3 4R314 3 35PUM4..
4CH31 QU3, D3P015 D3 74N70 35F0RÇ0 3 CU1D4D0, 45 CR14NC45 C41R14M N0 CH0R0, C0RR3R4M P3L4 PR414, FUG1ND0 D4 4GU4, R1ND0 D3 M405 D4D45 3 C0M3C4R4M 4 C0N57RU1R 0U7R0 C4573L0. C0MPR33ND1 QU3 H4V14 4PR3ND1D0 UM4 GR4ND3 L1C40; G4574M05 MU170 73MP0 D4 N0554 V1D4 C0N57RU1ND0 4LGUM4 C0154 3 M415 C3D0 0U M415 74RD3, UM4 0ND4 P0D3R4 V1R 3 D357RU1R 7UD0 0 QU3 L3V4M05 74N70 73MP0 P4R4 C0N57RU1R. M45 QU4ND0 1550 4C0N73C3R 50M3N73 4QU3L3 QU3 73M 45 M405 D3 4LGU3M P4R4 53GUR4R, 53R4 C4P42 D3 50RR1R!! 50 0 QU3 P3RM4N3C3 3 4 4M124D3, 0 4M0R 3 C4R1NH0. 0 R3570 3 F3170 D3 4R314 ...
( Daniel Marostegan )
01)Faça a tradução desse texto usando apenas as letras.
02)O narrador desse texto é observador ou personagem?Justifique sua resposta com uma passagem do texto.
03)Por que o narrador achava que as crianças iam cair no choro?
04)Ao contrário do que pensou o narrador, o que as crianças fizeram quando a onda levou o castelo?
05)Que lição diferente daquela dada pelo autor você pode tirar desse texto?
06)A palavra 4CH31 na quarta linha,tem o mesmo sentido de que verbo:                                                           (A) 4CH4R.               (B) 3NC0N7R4R.              (C) PR0CUR4R.             (D) 1M4G1N4R.
07)Quais são os números apresentados no texto?
08)Resolva a seguinte expressão:                                                                                                       (soma de todos os números apresentados no texto) – (o maior número + o menor) x 5=
09)Quais são os sentimentos mostrados no texto?
10)Que palavra do texto você sentiu mais dificuldade para traduzir? Por quê?
11)De modo geral,o que mais lhe chamou a atenção nesse texto?
12)Pra  você o que é Português e o que é Matemática nesse texto?

Leia esta charada:

Num passado distante existiam um pai e dois filhos enfrentando um pequeno dilema.
Este pai sabia que sua morte estava muito perto, ele não gostava dos filhos ,pois os dois eram vagabundos e pela urgência dos fatos o pai precisava deixar algum bem para os filhos em testamento ,no entanto resolveu sacaneá-los ,desta forma:
O velho disse assim:
Filhos eu tenho muito dinheiro e resolvi dá-lo só para um de vocês,no entanto vocês irão disputá-lo desta forma:
Vocês correrão a cavalo e o "ultimo" que chegar na próxima cidade ganhará todo o dinheiro sem ter a obrigação de dividir com o outro irmão,no entanto o cavalo branco representará o filho mais velho e o cavalo preto representará o filho mais novo.
Depois disto o velho fingiu que foi dormir só pra rir da cara dos filhos pilantras.
E então os dois foram a peleja,logicamente não tiveram êxito na corrida e desanimaram.
No meio do caminho encontraram um "sábio" e foram consultá-lo ,este sábio consultou um por um e mais que de repente ,eles saíram em desatino ,montaram os cavalos e correram desesperados.
http://br.answers.yahoo.com
Pergunto a vocês leitores : O que o sábio deve ter sugerido aos irmãos para que um deles pudesse receber o dinheiro?
01)Qual é o número que mais aparece no texto?
02) Qual é a palavra do texto que dá a ideia de divisão em duas partes iguais?             
03)Complete o texto abaixo com os números seguintes,justificando as suas escolhas:                                                         (150 / 4ª / 30 / 4 / 300 / 41 / 3 / 120 / 5ª / 5 / 25 / 80 / 8 / 7 e 1,5 )                                                            Na ___ se­ma­na de ­abril, nu­ma ___ fei­ra, cer­ca de ___ pessoas par­ti­ci­pa­ram da reu­nião da As­so­cia­ção de ­Pais e Mes­tres da escola. No en­con­tro, ___ as­sun­tos fo­ram discuti­dos. Os pre­sen­tes co­me­ram ___ sal­ga­di­nhos no to­tal e con­su­mi­ram ___ gar­ra­fas de re­fri­ge­ran­te de ___ li­tros cada. O pon­to prin­ci­pal da reu­nião foi a or­ga­ni­za­ção da Fes­ta Ju­ni­na. Foi de­ci­di­do que o even­to se­ria rea­li­za­do no dia ___ de ju­nho, ou se­ja, cer­ca de ___ ­dias de­pois do iní­cio das au­las e ___ ­dias an­tes do iní­cio das fé­rias de ju­lho. Es­ti­ma-se que ___ pes­soas com­pa­re­cerão à fes­ta, bem ­mais do que os ___ do ano pas­sa­do. Pa­ra ­elas, ha­ve­rá ___ bar­ra­cas de jo­gos e ___ bar­ra­cas de co­mes e be­bes. O pon­to al­to vai ser a qua­dri­lha, com ___ alu­nos par­ti­ci­pan­tes. http://revistaescola.abril.com.br/matematica
Considere o seguinte trecho:                                                                                                                Em vez do médico do Milan, o doutor José Luiz Runco, da Seleção, é quem deverá ser o responsável pela cirurgia de Cafu. Foi ele quem operou o volante Edu e o atacante Ricardo Oliveira, dois jogadores que tiveram problemas semelhantes no ano passado.
04)O termo “ele”, em destaque no texto, refere-se:
http://www.mundovestibular.com.br                                       (A) ao volante Edu.                           (C) a Cafu.                                                                                             (B) ao doutor José Luiz Runco.        (D) ao médico do Milan.
05))Qual é o termo na pergunta que dá uma idéia de tempo?
Caindo na gandaia                                                                                                                                O ex-campeão mundial dos pesos pesados Mike Tyson se esbaldou na noite paulistana. Em duas noites, foi ao Café Photo e ao Bahamas, casas frequentadas por garotas de programa. Ainda na noite da quinta-feira, foi barrado com seis delas no hotel onde estava hospedado, deu gorjeta de US$ 100 a cada uma e foi terminar a noite na boate Love Story. Irritado com o assédio, Tyson agrediu um cinegrafista e foi levado para a delegacia. Ele vai responder por lesões corporais, danos materiais e exercício arbitrário das próprias razões.
(Época, nº 391, nov. 2005.)                                                                                                                            01. Segundo o texto, é correto afirmar:                                                                                                     a) Mike Tyson estava irritado com o assédio das garotas de programa.                                                 b) Mike Tyson foi preso em companhia das garotas.                                                                       c) Tyson foi liberado da delegacia por demonstrar exercício arbitrário de suas razões.                              d) Mike Tyson, em duas noites, esteve em três boates e uma delegacia.                                               
02. Considere o seguinte anúncio de jornal:                                                                                           No próximo dia 20/03, às 7 horas, desembarcam no aeroporto de Guarulhos a dupla sertaneja Antenor e Secundino, onde excursionaram pela Europa, que fizeram grande sucesso divulgando a nossa música sertaneja.                                                                                                                          *Em que mês a dupla sertaneja desembarcou no aeroporto de Guarulhos?
03)Houve uma contradição e os artistas chegaram 37 minutos antes do horário previsto.Então,que horas mesmo eles chegarão?
Leia: Aparecem novos casos                                                                                                            Cinco novos casos de febre maculosa foram identificados no Rio de Janeiro depois que a doença foi confirmada como causa da morte do superintendente da Vigilância Sanitária Fernando Villas-Boas. A doença também provocou a morte do jornalista Roberto Moura e a internação de um professor aposentado, um menino de 8 anos e uma turista. Em São Paulo, uma garota de 12 anos morreu em decorrência da doença. Ela foi picada por um carrapato quando passeava em um parque.
(Época, nº 391, nov. 2005.)                                                                                                                                            04) De acordo com as informações do texto acima, assinale a alternativa correta.                                                  a) O texto não aponta a forma provável como a vítima paulista contraiu a febre maculosa.                               b) Todas as vítimas da febre maculosa morreram.                                                                                   c) As vítimas fatais da febre maculosa foram infectadas no Rio de Janeiro.                                               d) Dos seis infectados, apenas metade morreram.
05)Em que ano a garota de 12 anos e o garoto de 8 anos nasceram?
 Reduzir a poluição causada pelos aerossóis – partículas em suspensão na atmosfera, compostas principalmente por fuligem e enxofre – pode virar um enorme tiro pela culatra. Estudo de pesquisadores britânicos e alemães revelou que os aerossóis, na verdade, seguravam o aquecimento global. Isso porque eles rebatem a luz solar para o espaço, estimulando a formação de nuvens (que também funcionam como barreiras para a energia do sol). Ainda é difícil quantificar a influência exata dos aerossóis nesse processo todo, mas as estimativas mais otimistas indicam que, sem eles, a temperatura global poderia subir 4 ºC até 2100 – as pessimistas falam em um aumento de até 10º, o que nos colocaria “dentro” de uma churrasqueira. Como os aerossóis podem causar doenças respiratórias, o único jeito de lutar contra a alta dos termômetros é diminuir as emissões de gás carbônico, o verdadeiro vilão da história.(Superinteressante, dez. 2005, p. 16.)                                                                                                             06)Quantos anos faltam para que essas previsões se concretizem?

Curiosidades Sobre Números(1)                                                                                                        *0%. A percentagem da população mundial que visitou o Planeta Marte.
* A formiga levanta 50 vezes o seu peso, e puxa 30 vezes o seu próprio peso.
*A pulga salta 350 vezes a sua altura, o que equivale a uma pessoa dar um pulo de uma altura igual à largura de um campo de futebol.
*Uma pessoa pisca os olhos aproximadamente 25 mil vezes por dia.                                               
*Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o consumo.
*Uma asa de mosquito move-se 1000 vezes por segundo.
*31.557.600.000 segundos equivalem a um Milênio.                                                                          *O número médio de sementes num McDonald's Big Mac é de 178.                                                         *15 vezes ao dia é o número médio de vezes que um adulto normal se ri. No entanto uma criança ri-se em média 400 vezes por dia.
*1879. Data da inauguração do primeiro supermercado. Os carrinhos de supermercado só apareceram em 1937.
http://guiadodesocupado.hpg.ig.com.br/cur_numer.htm

01)Entre a data da inauguração do primeiro supermercado e o surgimento dos primeiros carrinhos de supermercado se passaram quantos anos?

02)Por que será que o homem ainda não foi à Marte?

03)Dê uma explicação para o fato de as crianças rirem mais que os adultos.

04)qual é a principal característica das formigas,segundo o texto?

05)Quantas sementes poderão ter em 5 caixas contendo 5 dúzias de McDonald's Big Mac?

06)Quantos metros pode pular uma pulga que tem 0,1cm de altura?

07)Escreva por extenso o número de segundos equivalentes a um milênio.

08)Quantas vezes uma pessoa pode piscar os olhos em um ano não bissexto?

09)Que outros produtos usados no dia a dia ,além do óleo podem contaminar o a água?

10)Se um mosquito ficar suspenso no ar por uma hora,quantas vezes ele poderá mover as asas?


Curiosidades Sobre Números (2)                                                                                                        *1498. Data do aparecimento da primeira escova de dentes na China. No entanto a escova era feita de pelos de porco, mas mais tarde foram substituídos por pelos de cavalo. Só em 1938 se inventaram as escovas de nylon que usamos hoje em dia.
*1 tonelada. A quantidade de alimentos que uma pessoa normal come durante um ano.
*Uma pessoa normal tem á volta de 1460 sonhos por ano.
*Depois de rebentar, um milho de pipoca pode aumentar até 400% o seu tamanho.
*Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração.
*O corpo humano é formado por 70% de água, que corresponde a metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sair minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células, e regula a temperatura.
*Com uma média de 70 batidas por minuto, o coração bate 37 milhões de vezes por ano.
*Em média, uma criança de 4 anos faz 437 perguntas por dia.                                                           *Em Saturno, os ventos são 10 vezes mais fortes do que um furacão. A sua velocidade pode chegar aos 1.770 Km/h.
http://guiadodesocupado.hpg.ig.com.br/cur_numer.htm 

01)Qual é a velocidade de um furacão segundo o texto?

02)Mantendo a mesma proporção do texto,quantas pergunta  por dia fará um garoto de 12 anos?

03) Qual é a informação no texto que traz o maior número?Sublinhe-o.

04) Qual é a importância da água para o corpo humano?

05)Um adulto de 63 kg tem aproximadamente quanto de água no corpo?

06)Quantos litros de água perderam dois adultos nesse mês de férias?

07) *Depois de rebentar, um milho de pipoca pode aumentar até 400% o seu tamanho. O que essa porcentagem significa?

08)Use o texto como fonte e calcule o número de sonhos que você já teve.

09)Um jovem de 18 anos deve ter comido aproximadamente quantos quilos de alimentos?

10) Data de quantos anos o aparecimento da primeira escova de dentes ? 

 


CRIANÇAS JOGAM PROGRAMAS NO LIXO
A Folhinha entrevistou 50 crianças entre 8 e 10 anos no colégio Notre Dame,de Campinas(a 95 km de São Paulo),sobre a programação da TV em dezembro de 2000.                                                 O resultado revelou que elas fazem críticas sérias sobre vários programas.Outro fato curioso é que algumas crianças disseram que vêem TV quando estão cansadas de jogar videogame.           Se as crianças pudessem jogar um programa no lixo,”Ratinho” ganharia,com 32% de rejeição.Isso significa que(___) crianças o jogariam no lixo.                                                                       A Xuxa ganhou o segundo lugar do troféu “lixo”,com 28% de rejeição.Ou seja,(___) crianças votaram contra a apresentadora.Outros apresentadores apareceram com poucos votos,como Angélica,Eliana e Faustão.”Bambuluá”, de Angélica,também iria para o lixo.(Nina Valentini).
                                                                                                                SOZINHOS NO MUNDO
No mundo,há cerca de 100 milhões de crianças vivendo nas ruas.Desse total, aproximadamente 25% de meninos e meninas não têm contato com sua família. Fontes: relatórios do Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef),da Children’s World,da International Organization e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE).
LEIA OS TEXTOS E RESPONDA:                                                        01)Qual era o objetivo da Folhinha ao entrevistar as crianças?                                                                                            
02)Quantas crianças jogaram o programa do Ratinho no lixo?Coloque a resposta no texto.      
03)Das crianças entrevistadas,quantas não tiveram sua opinião divulgada?                                  
04)Qual é o fato mais relevante do primeiro texto?                                                                     
05)O que os dois textos têm em comum?                                                                                             
06)Se você fosse um dos entrevistados que programa da atualidade você jogaria no lixo?Justifique sua resposta.                                                                                                                             
07) No mundo,há cerca de 100 milhões de crianças vivendo nas ruas.Qual é o principal motivo desse fato segundo o texto?                                                                                                              
08) No mundo,há cerca de 100 milhões de crianças vivendo nas ruas.Desse total, aproximadamente 25% de meninos e meninas não têm contato com sua família.Quantas crianças exatamente não têm contato com sua família?                                                                      
09)Que fração pode representar o número de crianças dadas na questão anterior?
10)O resultado revelou que elas fazem críticas sérias sobre vários programas.A quem o pronome sublinhado se refere?

LEIS PROTEGEM CONTRA O TRABALHO INFANTIL
Muita gente diz que o Brasil é um pais de contradições.Ao mesmo tempo que há gente muito rica no Brasil,há gente muito pobre.Ao mesmo tempo que o Brasil é desenvolvido em algumas áreas,é atrasado em outras.                                                                                                                Em relação ao trabalho infantil,o Brasil é atrasado.Ele é o terceiro país do continente americano que mais explora o trabalho infantil.Haiti e Guatemala são os primeiros.No Brasil inteiro, há 4milhões e 500mil crianças entre 5 e 14 anos trabalhando,segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).                                                                                                    Ao mesmo tempo o Brasil,tem as leis mais avançadas do mundo sobre defesa dos direitos da criança e do adolescente.É o Estatuto da Criança e do Adolescente,conhecido como ECA.Essas leis garantem as crianças o direito à saúde,à escola,à proteção,a convivência em comunidade e proíbe o trabalho para crianças com menos de 14 anos,salvo na condição de “aprendiz”.                     O adolescente com mais de 12 anos pode trabalhar num serviço educativo,em que aprenda uma profissão,desde que não atrapalhe seu desenvolvimento e que ele não deixe de frequentar a escola.  (Folha de S.Paulo,25/4/1998.Folhinha.)
01)O texto se inicia com a afirmação de que o Brasil é um país de contradições,Isto é,que apresenta realidades opostas.Por que o autor faz essa afirmação?                                                                                                                                                                       
02)Quanto ao trabalho infantil o Brasil é considerado atrasado ou desenvolvido?Por quê?                                                                          
03)Para defender os direitos da criança ,o Brasil tem as leis mais avançadas do mundo.O que essas leis garantem às crianças?                                                                                                                                                                                                                                                           
04)Em que condições as leis do Estatuto da Criança e do Adolescente,conhecido como ECA,permite que os menores de14 anos trabalhem?                                                                                                                                                                                                                            
O5)Os dados do IBGE sobre o trabalho infantil no Brasil mostram que a lei é obedecida? Justifique com informações do próprio texto.                                                                                                                                                                                                                                                             
06) 4milhões e 500mil.Escreva esse número usando todos os seus algarismos.                                                                                                                                                                                               
07)Em março deste ano,quantos anos fizeram que esse texto foi escrito?                                                                                                                                                                      
08)O que é trabalho infantil (TI) e o que não é trabalho infantil (NTI)?                                                      (        ) trabalhar para dar dinheiro aos pais.                                                                                                  (        ) trabalhar em casa ajudando os pais.                                                               (        ) deixar de ir à escola por causa do trabalho.                                               (        ) aprender profissões sem obrigação.                                                          (        ) trabalhar sem momentos para diversão.                                                                                        (        )trabalhar tanto quanto os pais.


       
VIAGEM AO REINO DE IDE AMIN
Padre leva crianças da favela mais pobre do Aglomerado Santa Lúcia para conferir as mordomias do gorila.
Um grupo de crianças do Bicão,a favela mais pobre do Aglomerado Santa Lúcia e Morro do Papagaio,região Sul de Belo Horizonte,visitou ontem o recinto do gorila Ide Amin no Jardim Zoológico,reformado recentemente ao custo de R$ 200.000,00.O encontro foi agendado pelo padre[...] da paróquia Nossa Senhora do Morro,incomodado com o valor gasto com a nova “casa” do animal que,segundo ele, seria suficiente para concluir a obra de canalização do córrego que atravessa a favela,suspensa desde novembro passado.                                                                         Prevista no Orçamento Participativo,a obra beneficiaria cerca de 100 famílias que vivem no local,em barracões de madeirite,obrigadas a conviver com o lixo e esgotos a céu aberto.                Com 2500 m2, o recinto do gorila Ide Amin passou por uma reforma completa,ganhando cachoeiras,pedras e muita vegetação,para se tornar um local mais fresquinho e se aproximar do hábitat natural do animal,conforme explicou o monitor do zoológico aos pequenos visitantes,que assistiam atentos à exposição.                                                                                                                     Alheio à polêmica, “Ide” não apareceu para as crianças,preferindo ficar recostado à sombra,dentro de uma espécie de gruta inserida no novo cenário,de inspiração africana.Opção de lazer da capital,o zoológico atende principalmente à camada mais pobre da população.No último domingo,recebeu 8,5 mil visitantes,com ingressos a R$ 2,00 por pessoa.                             Estado de Minas,3/2/2001
01)”Padre leva crianças da favela mais pobre do Aglomerado Santa Lúcia para conferir as mordomias do gorila”.Essa introdução é chamada de:                                                                      (A)título              (B) subtítulo              (C) referência        (D) bibliografia
02) “...novembro passado” na 9ª linha se refere a novembro de que ano?
03)Se o recinto do gorila tiver o formato quadrado,qual vai ser o perímetro desse espaço reservado?
04)Se o dinheiro gasto com a reforma da “casa” de Ide fosse dividido entre as famílias que vivem naquela região,em barracões de madeirite,quanto receberia cada família?
05)Escreva uma palavra que possa substituir “incomodado” na 6ª linha.
06)Em quais linhas estão presentes mais fortemente o:                                                                    a) cuidado físico e psicológico com o gorila?                                                                                        b) o descaso com os moradores que vivem naquela região?
07)Quanto o zoológico recebeu no último domingo datado no texto?
08)Quais são as conclusões que você tirou desse texto.

HORA DE DORMIR
Os cientistas explicam porque os menores de16 anos não gostam de dormir cedo,mas eles garantem que menos de10 horas de sono pode diminuir a capacidade de raciocínio e ainda reduzir o ritmo de crescimento.(Rita Santos)
Sabe aquele branco que dá justo na hora da prova? Muitas vezes,este pode ser o resultado das horas a menos que você dormiu.”É que durante uma parte do sono,chamada REM (rapid eyes moviment,que significa rápido movimento dos olhos),acontece a fixação da memória,ou seja,transferimos o que aprendemos durante o dia da memória temporária para a memória permanente” [...]. Geralmente,quando você é acordado pelo despertador,sem ser espontaneamente,é a fase REM que está perdendo,pois ela ocorre principalmente nas horas finais do sono. Apesar de seus pais acharem que é manha, a dificuldade de acordar cedo tem explicação científica. De acordo com pesquisas realizadas pelo Departamento de Fisiologia da USP,a puberdade altera o ritmo biológico,fazendo a galera ter vontade de dormir mais tarde e de acordar mais tarde.Esse fenômeno,chamado de atraso da fase do sono,é comum e tende a desaparecer após os 16 anos. [...]   
01)...a puberdade altera o ritmo biológico,fazendo a galera ter vontade de dormir mais tarde e de acordar mais tarde.Que nome recebe esse fenômeno em destaque?
02) Menos de10 horas de sono pode diminuir a capacidade de raciocínio e ainda reduzir o ritmo de crescimento,segundo o texto.Isso representa quanto % de um dia?
03)Em que parte do sono acontece a fixação da memória?
04)De acordo com o texto,porque esquecemos um conteúdo que estudamos por exemplo, paea uma prova?
05)Paulo dorme certinho 10 horas por dia.Dessa forma,quantos minutos ele terá dormido em uma semana?
06)Consulte o dicionário e conclua,o que é puberdade?
07) De acordo com pesquisas realizadas pelo Departamento de Fisiologia da USP,a puberdade altera o ritmo biológico.Qual é o significado da palavra em destaque?
08)Roberto dorme apenas 7 horas por dia por causa do trabalho.Quantas horas de sono ele terá perdido em três dias, se levarmos em consideração as dez referidas no texto?
09) A sigla REM tem significado originário da língua portuguesa ou inglesa? Justifique o por quê de sua resposta.
10)Carlos começou a dormir às 20h e 18 min e acordou às 6h e 40 min. Quantas horas ele dormiu?    


O QUE ACONTECE DURANTE O SONO?
Apesar de passarmos cerca de 1/3 da vida dormindo,os cientistas ainda não descobriram exatamente por que sentimos sono.Entretanto,já se sabe que passamos por dois ciclos durante a noite: o REM (rapid eyes moviment,que significa rápido movimento dos olhos ) e o Não REM.Esses ciclos duram entre 90 e 120 minutos e se repetem de quatro a cinco vezes.                                                                                                                                 Ao dormir,iniciamos o sono Não REM.Esse estágio ocupa a maior parte do tempo,cerca de 80% do sono.[...]Ele é dividido em quatro fases.Nas duas primeiras,a pessoa começa a relaxar os músculos e a atividade do cérebro fica mais lenta,mas o sono é superficial.As fases três e quatro é quando entramos no sono profundo,são as mais importantes do Não REM,pois é quando ocorrem o crescimento e a recuperação do organismo.[...] Iniciamos então a fase REM,que, apesar de ocupar apenas 20% do tempo,também é importante.[...] È nessa fase que ocorrem os sonhos e também a fixação da aprendizagem.A respiração e as batidas do coração ficam bem mais lentas,mas o cérebro vai a mil. O Estado de S.Paulo-Estadinho.19/5/2001.   
                                                                                                                   01) Os dois ciclos do sono durante a noite são: o REM (rapid eyes moviment,que significa rápido movimento dos olhos ) e o Não REM.Quantas horas duram esses ciclos?
                                                                                                                                                             02) Apesar de passarmos cerca de 1/3 da vida dormindo,os cientistas ainda não descobriram exatamente por que sentimos sono.Quantas horas do dia passamos dormindo,segundo essa informação?
                                                                                                                                                            04)Ainda levando em consideração a informação dada no enunciado da questão anterior, quantos anos vai dormir uma pessoa se completar 69 anos?
                                                                                                                                                              05) 1/3 é uma fração que corresponde a um número decimal:                                                                (A) maior que 1,3.            (B) menor que 3,1.          (C) menor que 0,3.           (D) maior que 0,33.
                                                                                                                                                                 06) Iniciamos então a fase REM,que, apesar de ocupar apenas 20% do tempo,também é importante.[...] Se dormirmos 7 horas de sono,quantos minutos de sono teremos no ciclo REM?
                                                                                                                                                                  07) Detalhe o que acontece nos dois ciclos do nosso sono?
                                                                                                                                                               08)Na sua opinião,qual dos dois ciclos do sono é mais importante?Por quê?
                                                                                                                                                                 09)Se numa noite dormimos em torno de 7h e meia,quantas horas desse sono será superficial?
UMA PALAVRINHA DO AUTOR ULISSES TAVARES (*)                                                Eu tenho 48 anos,56 livros publicados,[...] 87 tipos de flores no jardim,4 mil alunos que já passaram por meus cursos de criatividade,1 filho alto,forte e bonito,118 prêmios de propaganda,6 amigos do peito e nada menos que 17520 dias de convivência com cães de todos os tamanhos e raças.Embora venha tentando,não sei se tenho feito algo na vida que torne o mundo melhor.Mas meus cachorros nunca reclamaram. [...]                                                            Talvez eu goste tanto de cachorros porque,nesta vida cigana de poeta,também me sinto meio vira-lata.Gosto de conhecer  pessoas,viajar sem rumo e estou sempre [..] pronto para [...] um cafuné. [...] meus cachorrinhos (os de hoje e os que já tive) me ensinam todo dia, toda hora , como ficar de bem com a vida.                                                                                                       Tento ser um bom professor um bom jornalista,um bom dramaturgo, um bom compositor, um bom publicitário, um bom escritor.Daí vem o Tutty [...] e mostra que eu só devo me esforçar para ser bom em algo realmente importante: em ser humano para gentes e bichos.                                                                                                      Ulissis Tavares.Só não venha de calça branca__Cãografia autorizada de Tutty Antônio.São Paulo,Saraiva,1999.
01)Quando o poeta fala em meus cachorrinhos.o que ele demonstra com esse diminutivo?
                                                                                                                                                      02)“Tento ser um bom professor um bom jornalista,um bom dramaturgo, um bom compositor, um bom publicitário, um bom escritor”.Em que mais ele precisa ser bom,segundo Tutty?
                                                                                                                                                    03)“Eu tenho 48 anos,56 livros publicados”.Se cada um desses livros publicados tiver em torno de 96 páginas,quantas páginas Ulisses Tavares escreveu aproximadamente por ano?
                                                                                                                                                                            04)...nada menos que 17520 dias de convivência com cães de todos os tamanhos e raças”.Escreva esse número por extenso e dê o valor posicional do algarismo 7.
                                                                                                                                                          05) Talvez eu goste tanto de cachorros porque,nesta vida cigana de poeta,também me sinto meio vira-lata.O que o poeta quis dizer com o termo destacado?
                                                                                                                                                           06)Qual é a soma de todos os algarismos que aparecem no texto?
                                                                                                                                                                07)Que fator poderá ser multiplicado pela quantidade de amigos de Ulisses Tavares para ter um produto igual a idade do mesmo?
                                                                                                                                                                     08) Qual é a diferença entre o número de meses vividos por Ulisses Tavares e a número de prêmios recebido por ele?


Textos para formulação de perguntas individuais ou em grupos.






EXPOSIÇÃO NA GALERIA
A Galeria de Artes de Itaperuna está sofrendo uma grande reforma, porque no mês que vem acontece uma importante exposição,reunindo os pintores mais famosos do país.                                                          Por causa das reformas,o trânsito da rua Gaivota,onde fica a galeria,está complicado.A rua não é muito grande e tem 697 cm de largura.Neste momento,por exemplo,um caminhão carregado com 122 sacos de cimento com 50 kg cada um está estacionado na porta da galeria para descarregar.Depois de vazio,esse caminhão não vai pesar 3,25 t.                                                        Na entrada da galeria está sendo construído um poço com 2,5m de comprimento, 1,3m de largura e 2,2 m de profundidade ,para abrigar um chafariz. Por causa desse chafariz,foi preciso construir uma caixa-d’água em forma de cubo com 2m de arestas.                                                      Junto com a exposição de quadros,vai ocorrer um ciclo de palestras num auditório que tem as seguintes dimensões:85m de comprimento,16m de largura e 3,2m de altura. Ainda bem que o auditório é grande,porque devem comparecer muitas pessoas às palestras.                                        O coquetel de recepção já está sendo preparado.Foram encomendados 37500g de legumes para a maionese,comprados a R$ 1,80 o quilo. Para os canapés,foram compradas várias latas de biscoitos.Cada lata cheia pesa 3,47kg e vazia pesa 0,59kg.                                                               O vinho,que veio do Rio Grande do Sul,está acondicionado em um tonel com capacidade para 218 l e vai ser engarrafado em garrafas de 9 dl. Para quem não bebe vinho,0,80 m3  de guaraná será engarrafado em garrafas com capacidade para 0,5 l.                                                                    Mas ainda há quem prefira água.Por isso 19 l de água serão acondicionados num recipiente que,vazio,pesa 780 g.













NÓS E A DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA
A Amazônia,a mais rica e maior floresta tropical do mundo,estende-se por 9 países da América do Sul,incluindo o Brasil,que possui 60% do total da mata.                                                                                                                                                     Ela abriga um dos recursos naturais mais usados ,que é a madeira.                                                    Na Amazônia, as árvores têm sido retiradas de forma predatória.Apenas 35% da madeira cortada é vendida e transformada em casas ou em móveis.Outros 22% viram carvão.O restante, que é a maior parte, simplesmente vira lixo.                                                                                            [...]                                                                                                                                                       Nós, consumidores brasileiros de madeira, temos também a nossa dose de culpa:compramos 23% de toda madeira de origem tropical produzida no mundo.                                                              Dos 28 milhões de metros cúbicos de toras saídas da Amazônia, apenas 14% são exportados.Os outros 86% viram vigas,mesas,armários,revestimentos e divisórias nas grandes cidades brasileiras.                                                                                                                                  Por lei, apenas árvores grandes e de valor comercial podem ser derrubadas,como forma de garantir a recuperação da área explorada em alguns anos.Se todos seguissem essa determinações,seria possível retirar da Amazônia,sem nunca esgotar a floresta,cerca de 1 bilhão de metros cúbicos de madeira por ano. (Adaptado do artigo “Vilão em dose dupla”,Veja,9 jun.1999.)

















BIENAL TERMINA COM PÚBLICO DE 550 MIL
A 18ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo foi encerrada ontem com um total de 550 mil visitantes,segundo estimativas dos organizadores do evento.Até a noite de sábado,500 mil visitantes haviam passado pelo Centro de Exposições Imigrantes,na zona sul da cidade.A feira foi aberta no último dia 15.                                                                                                                 Segundo a organização do evento, a Bienal não bateu recorde de público,mas teve um dos melhores desempenhos de sua história.De acordo com a organização,as vendas agradaram aos 320 expositores.                                                                                                                          Uma pesquisa realizada pela organização da Bienal,entre 17 e 22 de abril,mostra que 75% dos visitantes compraram livros.Entre os compradores, 64% adquiriram até cinco exemplares e 26%, de seis a dez unidades.Cerca de 20% dos compradores gastaram mais de R$ 100,00 cada um.   De acordo com a pesquisa,60% dos visitantes foram mulheres, moradores de São Paulo (41%), da Grande São Paulo (28%), do interior do Estado (21%) e de outros Estados (10%). (Folha de S.Paulo,26/4/2004.)




















ÍPSILON ANDRÔMEDA
Ìpsilon Andrômeda é o nome da mais nova estrela,descoberta em 15 de abril de 1999 por um grupo de cientistas da Universidade Estadual de São Francisco,nos Estados unidos.                                                                         Ípsilon Andrômeda forma um novo sistema planetário, como o sol e os planetas que conhecemos. Ele tem três planetas que orbitam a sua volta.                                                                                    O novo sistema planetário está muito, mas muito longe do planeta em que vivemos. São 44 anos-luz que nos separam dele.                                                                                                             A massa do menor dos três planetas tem cerca de 70% da massa de Júpiter. Por sua vez, a massa de Júpiter é, aproximadamente, 318 vezes a massa da Terra. Adaptado de: O Estado de S. Paulo, “Lição de casa”, n. 4, 1999.

UM POUCO SOBRE O SISTEMA SOLAR                                                                                              O Sistema Solar é formado por 9 planetas que giram em torno do Sol. A Terra, o planeta onde vivemos, é um deles. A Terra está, aproximadamente 150000000 Km distante do Sol. O planeta Mercúrio está aproximadamente , 58000000 Km distante do Sol. (Matemática idéias e desafios.6ªsérie,São Paulo:Saraiva,2002.p.71)














BICICLETAS RECLINADAS                                                                                                                      O modelo banido
As bicicletas reclinadas aparecem pela primeira vez no final do século XIX com as bicicletas de Macmillian e de Challand,na França.Em 1930, um série de eventos ocorre para mudar a história do ciclismo.Um francês, chamado François Faure, pedalou no Velocar, uma bicicleta reclinada desenhada por Charles Mochet, que bateu no mesmo dia os recordes de milha e de quilômetro num velódromo.                                                                                                                               Este fato criou um controvérsia dentro da União Internacional dos Ciclistas (U.C.I), o órgão regulador do ciclismo internacional.O debate era se o Velocar era uma bicicleta e sobre a validade do recorde.Por fim,em1934, eles decidiram anular a validade do recorde e ainda baniram as bicicletas reclinadas e todos os acessórios aerodinâmicos das competições.Poderiam eles imaginar que esta atitude iria congelar o desenvolvimento das bicicletas e dos veículos de propulsão humana por quarenta anos?                                                                                                                                                  Só a partir da década de 1970, as bicicletas reclinadas voltaram a surgir.Atualmente, três brasileiros estão dando a volta ao mundo em bicicletas reclinadas e chamando a atenção por onde passamFonte:http://WWW.geocities.com/zohrer/historia.html
















ANO BISSEXTO

Eles se repetem a cada 4 anos

A cada quatro anos, o mês de fevereiro tem 29 dias, em vez de 28, como ocorre nos três anos anteriores. Por que isso acontece? A resposta é um misto de aula de matemática e de história.O ano é o tempo que demora para a Terra dar uma volta em torno do Sol: 365 dias e aproximadamente seis horas. Mas, como você pode perceber, no calendário os anos têm 365 dias exatos (e não 365 dias e 6 horas!).
Essas horas são acumuladas e, a cada quatro anos, acumulam 24 horas - isto é, um dia!
Sem esse ajuste, o calendário iria ficando, com o passar dos anos, defasado - e o dia em que se comemora o início da primavera, por exemplo, poderia passar a não coincidir com o evento comemorado.
Se o ano não termina em 00, ele é bissexto caso seja divisível por 4. Exemplos: 1988, 1992, 1996, 2004, e assim por diante. Nota: Um número é divisível por 4 se a sua dezena (1988 = 88) é divisível por 4.                                                                                                                                   Como o tempo que a Terra leva para dar a volta em torno do Sol é estimado em aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos, essa pequena diferença de menos de 12 minutos poderia provocar erros a cada cerca de 120 anos.                                               ( Carlos Alberto Campagner*)                                                                                                                      















USO DE LETRAS PARA REPRESENTAR NÚMEROS
Na antiguidade, a falta de símbolos para indicar números levou o homem a recorrer às palavras.
Isso, porém, tornava o cálculo longo e complicado.                                                                                    Os filósofos gregos Aristóteles (384-322 a.C.) e Euclides (século III a.C.) foram os deram os primeiros passos no emprego de letras e símbolos para indicar números e expressar a solução de um problema.                                                                                                                       Entretanto, muito tempo iria passar até as letras serem amplamente usadas para indicar quantidades desconhecidas. Isso se deveu, principalmente, ao alemão Stifel (1486-1567) e aos italianos Cardano (1501-1576) e Bombelli, este último autor de uma obra de notável interesse, intitulada L’Algebra, publicada em 1572.                                                                                                                             Foi, porém, um advogado e matemática françês, François Viète(1540-1603), quem introduziu o uso sistemático das letras, para indicar números desconhecidos , e os símbolos das operações, usados até hoje. Por esse motivo, Viète é conhecido como pai do moderno cálculo literal.           O cálculo literal trouxe enormes progressos para a Matemática e, com o passar do tempo, assumiu a forma atual. ( A Conquista da Matemática 7ª série. São Paulo: FTD, 2002. p.34)
















MIL E UMA UTILIDADES DA ÁGUA
Utilizamos a água de várias maneiras: para matar a nossa sede e a dos animais, produzir energia, fazer as fábricas funcionarem, irrigar as plantações, navegar, pescar, para o lazer e a prática de esportes. Agora, uma coisa que pouca gente sabe é que, apesar de parecer, a água que podemos usar não é tanta assim. A maior parte da água existente em nosso planeta é salgada (97%), outra parte está congelada nas geleiras (2%), que ficam em locais quase impossíveis de chegar. Só o restante, (1%), é de água própria para uso humano.  Fonte: O Estado de S. Paulo, “Lição de casa”, n. 3, 1999.
O QUE DÁ PARA FAZER COM SEIS BILHÕES DE PESSOAS?
O metrô em São Paulo- Desde o funcionamento da primeira linha de metrô até 1991, seis bilhões de pessoas haviam sido transportados por ele. Isso equivale à população da Terra em 1999. Esse total de seres humanos se dessem as mãos, formariam uma grande fila, que daria 150 voltas ao redor da terra, pela linha do equador!!!                                                                      6 bilhões de pessoas?- Se fosse possível cada pessoa ficar equilibrada sobre os ombros de outra, formaria uma pilha de cerca de 1200 mil vezes a altura do pico do Everest, o ponto de maior altitude na Terra!!! Adaptado de: Folha de S. Paulo, 5 out. 1991.
















ACESSIBILIDADE- SIGA ESTA IDEIA
Conferencia lança campanha para a promoção da acessibilidade             
A parcela representativa de 24,6 milhões de pessoas (14,5 da população brasileira) com algum tipo de deficiência prova que a qualificação imprópria de excepcional precisa ser desmitificada. São, no mundo todo, 500 milhões de pessoas  com deficiência, sendo 80% deste total nos países pobres. Para esta quantidade enorme de pessoas, a concepção historicamente construída como “normal” para diversas práticas do cotidiano (como o acesso a prédios, construções e meios de transportes e os processos de comunicação) muitas vezes apresenta obstáculos que necessitam de mecanismos específicos de superação. Para debater esse e outros assuntos foi realizada, em Brasília-DF, a I Conferência Nacional dos Direitos das pessoas com Deficiência no período de 12 a 15 de maio de 2006.                                                                             A principal decisão dessa conferencia foi o lançamento da campanha” Acessibilidade- Siga esta idéia”, que por meio de diversas ações nos mais variados campos, pretende promover um processo de incorporação do ideal e de ações concretas para a promoção da acessibilidade, além de intensificar a sensibilização da população em geral para o tema.                                                                                                                                                Exemplo dessa preocupação é o Decreto 5.396, que obriga os prédios públicos e privados a realizarem adaptações (como rampas e banheiros específicos) nos prazos respectivos de 30 a 36 meses. No caso dos transportes, uma das principais preocupações expostas na conferência, o Decreto obriga que o acesso aos veículos coletivos não tenha obstáculos e seja adequado a qualquer pessoa.                                                                                                                              A representante cita como exemplo as medidas tomadas em Curitiba e Porto Alegre, onde as plataformas são da mesma altura da entrada dos ônibus, o que permite que cadeirantes possam embarcar sem problemas.   Programa Gestão da Aprendizagem Escolar- Gestar II. Matemática AAA4 (versão do aluno) Brasília 2008. p.79.












A MATEMÁTICA MEDICINAL
 - Um paciente internado em um hospital, tem picos de acentuação de sua pressão arterial,devido a sua situação hemorrágica pós trauma de acidente.
- Devido a hemorragia, a cada duas horas, este paciente tem queda da pressão arterial de 15x12 para 09x06,durante este primeiro dia de internamento, nas primeiras dozes horas de sua chegada.
- Os médicos plantonistas, então, fizeram transfusão de sangue, para que no período de 4 horas, este paciente tomasse 500ml de sangue, o que elevou sua pressão arterial para 12x08 a qual foi considerada normal e estável para a idade e peso do paciente.
- Quantas bolsas de sangue, no período restante do internamento no primeiro dia, este paciente vai ter que transfundir ?????????
Aí está, se você conseguir se concentrar bem na leitura
do texto, não precisará nem de calculadora para chegar
ao resultado e não deixar o paciente morrer !!!!! (
Jose André)

O GIGANTE LATINO
O giganotossauro, como o próprio nome diz, era um gigante de 12 metros de altura e 7 toneladas.Foi descoberto em meados de 1995 na Patagônia, no sul da Argentina, onde esteve há 100 milhões de anos.O giganotossauro é muito semelhante ao tiranossauro,que viveu 30 milhões de anos mais tarde em regiões do hemisfério norte, só que tinha 1 metro de comprimento e duas toneladas de “peso” a mais que o tiranossauro.  Fonte:Superinteressante,fev.1996.

 














O “VELHO CHICO”
O “Velho Chico”, como é conhecido o rio São Francisco,tem uma extensão de 2900 km, atravessando cinco estados brasileiros:Minas Gerais,Bahia,Pernambuco,Alagoas e Sergipe.Aproximadamente,26% de sua extensão atravessa as regiões mais áridas desses estados.  (Adaptado de:SIMIELLI,Maria Elena.Geoatlas básico.São Paulo,Ática,1993.p.81.)
metros cúbicos de madeira por ano. (Adaptado do artigo “Vilão em dose dupla”,Veja,9 jun.1999.)
PEDRA MILIONÁRIA É DESCOBERTA EM MINAS
Um berilo,com peso calculado em aproximadamente uma tonelada foi descoberto ontem em Nacipe Raydan,no vale do Rio Doce,a 380 km de Belo Horizonte. A pedra, que pela sua coloração pode ser uma esmeralda , água-marinha ou heliodoro,foi avaliada,segundo os peritos da região,em 10 milhões de dólares.Ademar Alvarenga,proprietário da fazenda Alcobaça,onde foi encontrada a pedra,ficará com 50% do dinheiro da negociação.  (O Estado S.Paulo,26/7/1989.)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 








CURIOSIDADE
Alguns animais, ditos irracionais, como os rouxinóis e os corvos, possuem  senso numérico onde reconhecem quantidades concretas que vão de um até três ou quatro unidades. Existe um exemplo célebre sobre um corvo que tinha capacidade de reconhecer quantidades está na curiosidade abaixo.
Curiosidade: Um fazendeiro estava disposto a matar um corvo que fez seu ninho na torre de observação de sua mansão. Por diversas vezes, tentou surpreender o pássaro, mas em vão: à aproximação do homem, o corvo saía do ninho. De uma árvore distante, ele esperava atentamente até que o homem saísse da torre e só então voltava ao ninho. Um dia, o fazendeiro tentou um ardil: dois homens entraram na torre, um ficou dentro e o outro saiu e se afastou. Mas o pássaro não foi enganado: manteve-se afastado até que o outro homem saísse da torre. A experiência foi repetida nos dias subsequentes com dois, três e quatro homens, ainda sem sucesso. Finalmente, foram utilizados cinco homens como antes, todos entraram na torre e um permaneceu lá dentro enquanto os outros quatro saíam e se afastavam. Desta vez o corvo perdeu a conta. Incapaz de distinguir entre quatro e cinco, voltou imediatamente ao ninho.


















A MÁQUINA HUMANA
Natação- O homem é um quadrúpede na água,já que se locomove utilizando as pernas e os braços .Para mover-se dentro desse meio consome mais energia que qualquer ser aquático.Enquanto a baleia-azul desliza suas 100 tonelada de peso a 32 km/h, o recorde humano na água é de 7 km/h.[...] Fonte:Veja,10 jun.1996.
A APOSTA CERTA
O engenheiro agrônomo gaúcho Gilberto Goellner desembarcou em Rondonópolis,em Mato Grosso,em 1982 e,[...],investiu inicialmente na plantação de soja. Depois de alguns anos,sentiu a necessidade de implantar uma nova cultura para fazer a rotação da lavoura e, assim,dificultar o surgimento de pragas. Mesmo sabendo que o custo de produção de 1 hectare de algodão é de três a quatro vezes maior que o de soja,Goellner resolveu arriscar.”Fiz a aposta certa,pois a rentabilidade do algodão pode chegar ao dobro da obtida com a soja”,diz o produtor,que plantou 6000 hectares na última safra __dez vezes mais que em 1999.Das 10000 toneladas que colheu neste ano,70% serão embarcadas para países da União Europeia e da Ásia. (Veja-edição especial Agronegócio e exportação,outubro de 2004)

















Sugestões de questões para a caixa dos envelopes surpresa.






O GAVIÃO E AS POMBAS Um gavião viu um grupo de pombos, chegou perto deles e disse:                                                          Olá minhas 100 pombinhas.Uma delas respondeu:Não somos 100 não meu caro gavião,seremos 100, nós, mais dois tantos de nós e mais você meu caro gavião.Quantos pombos há neste grupo?

TRAVESSIA Três homens querem atravessar um rio. O barco que eles possuem suporta no máximo 150 kg. Um deles pesa 50 kg, o segundo pesa 75 kg e o terceiro pesa 120 kg. Qual será o processo para eles atravessarem o rio sem afundar?

TRIÂNGULO MÁGICO Na figura abaixo, insira os números 1, 2, 3, 4, 5 e 6 nos círculos, de tal modo que a soma de cada lado seja sempre igual a 10.

OLÍMPIADAS.Na decisão das Olimpíadas, foram realizadas três partidas de basquete. Na primeira partida, compareceram 2.853 pessoas. Na segunda,1.987 e, na final, 3.587 pessoas.               Qual a diferença de público entre o terceiro e o primeiro jogo?                                   Nos três jogos, quantas pessoas compareceram no total?
– MATEMÁTIC
A
BISCOITOS DE LEITE
Ingredientes                                                                                                                                            100 mL de leite
 125 g de açúcar
125 g de margarina
375 g de farinha de trigo
Tempo de preparo: 10 minutos
Modo de Preparo :
Em uma tigela, coloque o leite, o açúcar,a margarina e a farinha. Amasse muito bem com as mãos.Modele os biscoitos como desejar.Coloque em um tabuleiro polvilhado com farinha. Ponha para assar em forno médio por 15 minutos.                            Quanto falta para que cada um dos três produtos finais pesem meio quilo?






MANJAR BRANCO.Fiz um manjar para a sobremesa de domingo. Veja a receita desse doce:
Manjar branco
Ingredientes:
1 caixinha de preparado para manjar branco =R$ 2,10
Meio litro de leite =R$ 1,20
1 colher de chá de baunilha =R$ 0,10
2 colheres de sopa de coco ralado =R$ 0,50                                                                                              Modo de preparo:
Despeje o conteúdo da caixinha em uma panela, acrescente o leite e leve ao fogo, mexendo até engrossar.
Coloque em uma tigela, espere esfriar e leve à geladeira. Após duas horas, o manjar está pronto para ser tirado da fôrma.
Para enfeitar, jogue o coco ralado por cima do doce.
Fiquei sabendo que virão mais convidados. Para triplicar essa receita,quanto vou gastar?

RECEBENDO TROCO.Na banca de revistas, Júlia comprou um álbum de figurinhas que custou R$ 1,50; um pacote de figurinhas por R$ 0,25; uma revista em quadrinhos por R$ 2,50 e uma revista sobre informática que custou R$4,25.                                                                                                                                De acordo com os preços, responda:
Se Julia pagar a conta com uma nota de R$ 50, quanto receberá de
troco?


SISTEMA NUMÉRICO.Em nosso dia-a-dia utilizamos muitos números. Eles servem para
numerar, quantificar e medir. Na maioria das vezes usamos o sistema numérico
decimal (sistema decimal).
No sistema decimal os números são formados por dígitos de zero a
nove, porém existem outros sistemas numéricos: o Romano, o Binário e outros.
Como usamos 10 símbolos ou algarismos (0,1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) na
representação dos números dizemos que sua base é 10.
Escreva um número maior que de e menor que cem e outro maior que quinhentos e menor que mil em algarismos romanos._____________________________________________
c) No número 11 o primeiro algarismo possui o mesmo valor do
segundo?___________ Por quê?_______________________



NÚMEROS POR TODOS OS LADOS!
Para lermos os números devemos separá-los em classes. Observe a leitura do número 3 313 011.Ele é lido e escrito por extenso desta forma:Três milhões, trezentos e treze mil e onze.Usando as mesmas classes e ordens troque todos os algarismos de lugar e escreva um novo valor numérico e o reescreva por extenso.


1



4



7
CADA UM COM SEU JEITO DE RESOLVER!
Coloque cada número, uma única vez, nos quadradinhos do desenho abaixo, de modo que a soma dos números em cada uma das horizontais, verticais e das duas diagonais seja 12. Os números são 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6,7 e 8.


OS SÓLIDOS
Um solido é uma figura do espaço a três dimensões (figura tridimensional) que são: comprimento, largura e a altura. Por vezes referimo-nos às duas ultimas dimensões como espessura, profundidade ou altitude.
A parte do sólido que o separa do espaço é a sua superfície (fronteira) e esta tem apenas duas dimensões. Uma superfície diz-se plana quando sobre ela pode assentar, em toda a sua extensão e em todos os seus sentidos, uma linha reta. A planificação de um sólido é sua extensão sobre um plano da sua superfície externa.Desenhe um prisma hexagonal e depois faça a planificação do mesmo.


RECORDAR  Perímetro é a soma de todos os lados de uma figura.Há figuras com formas diferentes que têm o mesmo perímetro.
Desenhe um retângulo com suas respectivas dimensões,sabendo que este tem perímetro igual ao de um quadrado com lado medindo 9 cm.



POLÍGONO é uma figura plana formada por linhas retas e fechadas pelos vértices.Os polígonos regulares tem lados e ângulos iguais.Um pentágono regular tem 11,25 cm de perímetro.Encontre o valor do lado desse  polígono.


COLECIONADORES DE FIGURINHAS                                                                                               Cinco amigos:Rui,Pedro,Rafael,Júlio e Ari,colecionam figurinhas.Descubra quantas eles possuem individualmente.                                                                                                                        –Rui tem o dobro de figuras de Ari mais 8.                                                                                            –Pedro tem o dobro das figuras de Júlio.                                                                                                    –Rafael tem as mesmas figuras de Rui,menos as de Ari.                                                                                  –Júlio possui duas dúzias de figuras.                                                                                                    _Ari tem a mesma quantidade de Pedro menos 17.


BARRACA NA PRAIA. Gustavo é dono de duas barracas na praia, nas quais ele vende coco verde. Sábado foram vendidos2670 cocos em uma barraca e 4560 em outra.
Sabendo que no domingo foram vendidos 251 cocos a mais que no sábado, qual foi a quantidade de cocos vendida no domingo?


A VACA E SEUS QUEIJOS.Meu avó tem uma vaca que se chama “Mimosa”. Ela consegue produzir 36 litros de leite por dia. Com esse leite fabricam-se 3 queijos.
Após 15 dias, quantos queijos terão sido fabricados com o leite da” Mimosa”?

MOVIMENTAÇÃO DE PASSAGEIROS                                                                                            Um ônibus saiu com destino  à São Paulo.Partiu da rodoviária Central do Rio de Janeiro com 89 passageiros.Na primeira parada desceram 29 e subiram 40.Na segunda parada subiram 52 e desceram 75.Depois dessas paradas,quantos passageiros restaram no ônibus?

INDO ÀS COMPRAS.Uma loja de roupa feminina colocou as blusas em promoção. Marcela vai aproveitar e comprar blusas para dar de presente para suas primas, tias, e irmãs e mãe. Ao todo Marcela vai ter que comprar 12 blusas, e cada blusa da promoção está custando R$ 25,00. Sendo assim quantas notas de 50 ela usou para pagar esta compra?

PESQUISA ESCOLAR. Uma escola tem 350 alunos. Foi feita uma pesquisa com esses alunos, em relação à brincadeira que eles mais gostam, e foram adquiridos os seguintes dados:
* 110 gostam de brincar de esconde-esconde;
* 90 preferem brincar de pega-pega;                                                                                                     *64 preferem brincadeiras de roda;
* O restante gosta de pular corda.
Sendo assim, calcule quanto por cento das crianças gostam de brincar de pular corda?

VIDA DE CAMELÔ "Marcos é camelô e logo cedo armou a barraca na feira. Ele levou para vender 384 lenços, que organizou em pacotes de 8, e vendeu a 10 reais cada pacote. No fim da feira ele tinha vendido 15 pacotes.
Quantos pacotes Marcos ainda tinha para vender no fim da feira?"

FESTA DE CASAMENTO No casamento de Roberta vai haver uma
grande festa. Dona Carminha já está preparando os doces (10 dúzias de brigadeiros, 8 dúzias e meia de quindins, 75 olhos-de-sogra, 9 dúzias de cajuzinhos, 68 beijinhos) e os salgados (17 dúzias de empadinhas, 15 dúzias e meia de coxinhas, 18 dúzias de croquetes e 195 bolinhas de queijo).

ÁREA E PERÍMETRO Seu Manoel tem um terreno com formato retangular.Sabe-se que a dimensão maior do terreno é três vezes o tamanho da menor.Qual é o valor da área e do perímetro do terreno de seu Manoel se o lado maior do terreno mede doze metros e sessenta centímetros.


ENCHENTES Algumas famílias brasileiras de diferentes estados,perderam tudo com as enchentes.Se for repartido 54 quilos de alimentos entre 3 famílias de 6 pessoas cada uma.Quantos quilos receberá cada pessoa?


NOVA LANCHONETE Recentemente chegou na cidade uma nova lanchonete.Resolvi experimentar os lanches e fiz uma pequena confusão com o pagamento.Comprei um sanduíche e um refrigerante. Pelos dois, paguei R$ 11,00. Quanto custou o sanduíche se o garçom me disse que o preço do mesmo era R$ 3,00 mais caro que o refrigerante?


PROMOÇÂO ESPECIAL Numa promoção de fim de ano,a loja Brinque Mais ofereceu várias promoções e dentre elas estava a seguinte:”Quinze bonecas custam R$ 675,00.Se preferir pode comprar na unidade,o preço não varia!”  Quantas bonecas posso comprar com R$ 360,00?

PRESENTE DE PAI  Seu Jacir,pai de Gabriela,comprou uma bicicleta de presente para a filha.Ele vai pagar a bicicleta em quatro parcelas iguais:a primeira de R$ 115,00; a segunda R$ 50,00 a mais que a primeira; a terceira R$ 60,00 a mais que a segunda; e a quarta parcela igual à soma da primeira com a segunda.Quanto seu Jacir vai pagar pela bicicleta de Gabriela?


MONTANDO O ESCRITÓRIO Dr Sabino quer comprar escrivaninhas e cadeiras para mobiliar seu novo escritório.Com R$ 825,00 ele compra três escrivaninhas.Para comprar 4 escrivaninhas e 6 cadeiras ele precisa de R$ 2228,00. Ficou decidido que serão compradas 5 escrivaninhas e 10 cadeiras.Quanto dr. Sabino vai gastar nessa compra?


A JARRA DE ROSA Rosa tem uma jarra que,vazia,pesa 450 gramas.Se ela colocar dois copos de água nessa jarra,o peso sobe para 810 gramas.Qual é o peso da jarra de Rosa com cinco copos de água?


VIAGEM DE NEGÓCIO Ontem seu Arnaldo foi participar de um congresso de livreiros em Belo Horizonte (MG). Ele tomou o ônibus em Campinas às 9h e 40 min e chegou a Belo Horizonte às 17h e 4 min. Quanto tempo demorou a viagem de seu Arnaldo?

A FAMÍLIA DE SEU MIGUEL Seu Miguel, o dono da barbearia,gosta de contar aos fregueses as travessuras que fazem seus filhos gêmeos,Débora e Vítor.Somando as idades dos gêmeos e acrescentando mais 16 anos,vai dar a idade de dona Helena,esposa de Miguel. Miguel tem 37 anos e é 3 anos mais velho que Helena.Qual é a idade dos gêmeos?



Um comentário:

  1. Põxa! Que Projeto? Será que foi feito sozinha? Se foi parabéns.

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